WhatsApp Business alcança 200 milhões de usuários e permitirá anúncios do Facebook sem uma conta
O WhatsApp Business agora possui mais de 200 milhões de usuários, conforme revelado pela empresa em seu anúncio sobre algumas atualizações para pequenas empresas. A empresa, pertencente à Meta, disse que em breve as empresas poderão veicular anúncios Clique-para-o-WhatsApp no Facebook e no Instagram sem precisar ter uma conta nessas plataformas.
As empresas poderão usar o aplicativo WhatsApp Business para criar, comprar e publicar anúncios no Facebook e no Instagram, afirmou a empresa em um post no blog. Elas só precisam de um endereço de e-mail e um método de pagamento para começar a usar os anúncios Clique-para-o-WhatsApp, que podem aparecer em locais como Feed de Notícias, Marketplace e Stories.
Os usuários que clicarem nesses anúncios no Facebook e no Instagram serão redirecionados para a página de chat do WhatsApp da empresa, para que possam fazer perguntas sobre o produto e efetuar compras. “Esses anúncios são uma das maneiras mais poderosas de direcionar potenciais clientes para enviar mensagens pelo WhatsApp, e isso abrirá novas oportunidades para pequenas empresas que usam apenas o WhatsApp e precisam de uma forma mais simples de começar a anunciar”, afirmou a empresa.
O WhatsApp também lançará outra funcionalidade paga que permitirá às empresas enviar mensagens personalizadas automaticamente para seus clientes. Por exemplo, elas poderão enviar atualizações sobre vendas futuras, felicitações de aniversário ou lembretes de compromissos, entre outros.
Essa funcionalidade permitirá que as empresas agrupem os clientes em diferentes listas com base no contexto. Elas poderão enviar mensagens para uma lista com um botão de chamada para ação personalizável e agendar a data e o horário também. Embora não haja informações sobre o custo das mensagens, o WhatsApp afirmou que começará a testar a funcionalidade em breve e fornecerá mais detalhes no futuro.
No início deste mês, o aplicativo de mensagens instantâneas também lançou o recurso Canais na Colômbia e em Cingapura, como parte da guia de Atualizações. O recurso permite que os administradores enviem mensagens unidirecionais para seus seguidores, semelhante ao Telegram. O WhatsApp afirmou que deseja apoiar os administradores que desejam criar um negócio em torno de seu canal.