YouTube intensifica combate aos bloqueadores de anúncios com essa nova restrição
O YouTube está intensificando seus esforços para combater o uso de bloqueadores de anúncios em seu site. Segundo relatos, a Google está realizando um novo experimento que permite aos usuários assistir a três vídeos antes de serem bloqueados do site. Embora não haja confirmação oficial da Google ou do YouTube, um usuário do Reddit compartilhou uma captura de tela desse experimento.
De acordo com a captura de tela, o usuário é informado de que o reprodutor de vídeo será bloqueado após assistir a três vídeos. A Google explica que a reprodução de vídeo só será permitida se o usuário permitir anúncios no YouTube através do bloqueador de anúncios ou desativá-lo completamente. A empresa argumenta que os anúncios ajudam a manter o YouTube gratuito e sugere que os usuários insatisfeitos com os anúncios considerem assinar o YouTube Premium para uma experiência sem anúncios.
Essa não é a primeira vez que a Google realiza experimentos para lidar com bloqueadores de conteúdo no YouTube. Em um experimento anterior, o acesso aos vídeos era bloqueado imediatamente se um bloqueador de conteúdo fosse detectado pelo algoritmo. Parece que a Google está testando abordagens diferentes para encontrar uma solução que seja benéfica do ponto de vista comercial.
Além dessas restrições, a Google anunciou planos de introduzir anúncios inskipáveis no YouTube TV, com duração de 30 segundos antes dos vídeos e também ao pausar um vídeo. Em 2022, a empresa realizou um experimento exibindo até 10 anúncios inskipáveis antes dos vídeos no YouTube.
Diante dessas restrições, os usuários do YouTube com bloqueadores de anúncios têm duas opções: desabilitar o bloqueador de anúncios no site ou assinar o YouTube Premium. No entanto, existem outras alternativas. Alguns usuários podem aguardar até que os bloqueadores de conteúdo encontrem maneiras de contornar os scripts anti-bloqueadores de anúncios do YouTube. Isso pode se tornar um jogo de gato e rato, com o YouTube ajustando seus algoritmos e código para bloquear usuários com bloqueadores de anúncios, enquanto os bloqueadores de conteúdo procuram novas maneiras de evitar essas restrições.
Outra opção é utilizar instâncias do Invidious, uma solução de terceiros de código aberto, para assistir a vídeos no YouTube sem anúncios ou a necessidade de uma conta no YouTube. No entanto, a Google recentemente ameaçou tomar medidas legais contra o projeto Invidious.
Há também aplicativos móveis de terceiros, como o NewPipe, que prometem uma experiência livre de anúncios no YouTube em dispositivos móveis.
O uso de bloqueadores de anúncios está se tornando cada vez mais comum, pois os usuários têm diferentes motivos para evitá-los, desde a preocupação com o rastreamento de suas atividades online até a aversão a anúncios irritantes e a possibilidade de exposição a malware.
Enquanto isso, a Google continua procurando uma solução eficaz para reduzir o número de usuários com bloqueadores de conteúdo no YouTube. A possibilidade de lançar um anti-bloqueador de anúncios no YouTube ainda é incerta, mas não pode ser descartada como uma medida futura.